Call Export fala sobre problemas com fiscalização aduaneira. Imagem: Andrea Piacquadio no Pexels.

O que significa: Objeto encaminhado para fiscalização aduaneira?

Somos especialistas em importação e exportação de produtos em grandes volumes. E por isso, monitoramos as principais dúvidas do mercado. Recentemente, talvez devido ao aumento do e-commerce, vemos que aparecem dúvidas comuns a empresas de todos os tamanhos a processos alfandegários.

Ao monitorar um carregamento ou um pedido, é muito comum recebermos alertas e mensagens referentes a esses processos e nem sempre elas são amigáveis para quem está esperando seus produtos, então seguem duas dicas importantes.

Para quem compra itens através de e-commerce

Quando processos de importação ou compra de produtos no exterior chegam ao Brasil, é mandatório que eles passem por todos os procedimentos de desembaraço aduaneiro (alfândega). O governo brasileiro tem regras que revisam e taxam diversos tipos de produtos ou pacotes que ultrapassem o valor de US$ 100,00 (incluso frete). A exceção é para alguns produtos que o governo, no intuito de estimular a economia, reduz ou até zera impostos de importação.

Ao realizar o monitoramento de pedidos ou de produtos, é comum encontrar a mensagem “Objeto encaminhado para a fiscalização aduaneira”, é o aviso para o responsável por aquele carregamento que ele está na alfândega, e que não necessariamente ainda foi tributado.

Para grandes operações de importação: o despacho aduaneiro

A receita federal disponibiliza em seu website um glossário com as principais mensagens para quem quer acompanhar de perto a situação de seus carregamentos. Veja alguns exemplos de situações para os despachos aduaneiros:

  • DI aguardando desembaraço – situação apresentada para DI com a etapa “Exame Preliminar de Valor “concluída sem desembaraço por existir a necessidade de apresentação de garantia ou quando o processo de seleção para conferência ainda não foi concluído.
  • DI selecionada para conferência pela Aduana – situação apresentada quando a declaração está bloqueada na análise fiscal.

Para quem acessa o SISCOMEX Importação, após o login o usuário deverá acessar o menu “Operações”, seguido de “Despacho Importação / Consultas / Acompanhamento do Despacho”. Você pode acompanhar a lista completa das mensagens no site da receita federal.

Para evitar qualquer problema com os seus despachos aduaneiros, prefira o uso de parceiros especialistas como a Call Export, há 30 anos ajudando empresas nos processos de importar e exportar de forma segura. Fale com a nossa equipe.

Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.