Call Export comenta a situação da capacidade portuária nacional.

A situação da capacidade portuária nacional

Chegando ao fim do ano, é hora de avaliarmos como estão as operações de importação e exportação do Brasil para o mundo. E uma dúvida que tem surgido nas redes tem relação com a situação da capacidade portuária nacional. O Brasil é dotado de uma infraestrutura de portos governamentais e privados que dá conta do recado, e ainda há espaço para expansão. Essa capacidade portuária do Brasil é extensa e diversificada, com uma rede de portos que atende a diferentes regiões do país. Alguns dos principais portos brasileiros incluem:

  • Porto de Santos: Localizado em São Paulo, o Porto de Santos é o maior porto do Brasil e um dos mais movimentados da América Latina. Ele lida principalmente com contêineres, carga geral e granéis sólidos.
  • Porto de Paranaguá: Localizado no estado do Paraná, é um dos principais portos para exportação de grãos, especialmente soja.
  • Porto de Rio de Janeiro: Importante centro para cargas conteinerizadas, carga geral e granéis líquidos.
  • Porto de Itajaí: Localizado em Santa Catarina, é um dos principais portos para movimentação de contêineres e lida com carga geral e granéis sólidos.
  • Porto de Suape: Localizado em Pernambuco, é um importante complexo portuário que lida com diversos tipos de cargas, incluindo petróleo e gás, contêineres e granéis sólidos.
  • Porto de Itaqui: Localizado no Maranhão, é um dos principais portos para exportação de grãos, minério de ferro e alumina.

A capacidade portuária é avaliada em termos de tonelagem movimentada, número de contêineres e infraestrutura disponível para lidar com diferentes tipos de carga. De acordo com dados do Sistema da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o Brasil já movimentou, até Setembro de 2023, mais de 967 milhões de toneladas (sendo 32% desembarcados e 68% embarcados), o que representa um crescimento de 6,3% em relação ao ano anterior. O terminal que tem ganhado destaque em 2023 é o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, por escoar grande quantidade de minérios para outros países, seguido pelo Porto de Santos(SP) e Tubarão (SC) com a maior movimentação.

Consultados, todos os portos possuem projetos de expansão e melhorias em andamento, esperando mais crescimento para o ano que vem. Isso representa uma oportunidade a mais para empresas que desejam fazer negócios no comércio exterior, para saber como participar, fale com a equipe da Call Export.

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