Call Export comenta sobre o interesse da OCDE em convidar o Brasil para seu grupo. Imagem: Greg Rosenke on Unsplash.

O interesse da OCDE no Brasil

A OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, é o órgão composto por 38 países responsável por três objetivos básicos: melhora da expectativa de vida através de políticas eficientes na saúde e educação; combate a pobreza e o aprimoramento das economias. Em abril do ano passado (2020), a Organização sinalizou convite para o Brasil para fazer parte de seu grupo.

Na época, de acordo com opiniões do ministério da economia, o Brasil demonstrou boa capacidade de reação à crise da COVID-19 – como medidas como o auxílio emergencial e incentivos para a manutenção de empresas como a permissão para redução de salários, por exemplo – e mostrou capacidade de liderança na América Latina.

Até aquele o momento, o Brasil já tinha aderência a 100 dos 246 instrumentos da OCDE, o que lhe dava o status de país “parceiro-chave” não membro. A sua adesão a OCDE foi fortemente apoiada pela Confederação Nacional da Indústria, e foi formado o conselho Brasil – OCDE formado pela Casa Civil, Secretaria Geral e do Governo da Presidência da República e pelos ministérios das Relações Exteriores e Economia.

O brasil espera receber a carta-convite da OCDE ainda em 2021, e isso inicia um processo de adesão que ainda leva algum tempo. No entanto, o processo de ingresso já gera uma aproximação maior do Brasil em trabalhos e estudos de análise qualitativa da organização, o que terá um impacto positivo para a indústria brasileira. É possível acessar um painel com o status do ingresso do Brasil na OCDE aqui.

Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.