Call Export fala sobre a tendência na exportação de commodities em 2021. Imagem: Cameron Venti no Unsplash.

A Exportação de Commodities

O assunto das commodities está em alta, já falamos aqui do super ciclo que se inicia agora, especialmente com o avanço da vacinação e um novo aquecimento das economias. O ano de 2020 foi muito bom em volume de exportações, impulsionado pela China nas áreas do agronegócio e de carne bovina. Em matéria de faturamento houve uma pequena queda devido à baixa de preços, e acredita-se que em 2021 o resultado deve ser parecido.

Para entender e lembrar, as commodities são definidas como um bem ou produto de origem primária comercializado nas bolsas de mercadorias e valores do mundo todo, e possuem grande valor comercial e estratégico, normalmente representados pelos recursos minerais, vegetais, agrícolas – e tem impacto direto na economia dos países. Quando uma matéria prima ou mercadoria se torna uma commodity, seu preço é gerido pela sua cotação no mercado, e não pelo seu valor de produção.

O Brasil continua se destacando em diversos setores agora no primeiro semestre de 2021 e deve continuar com força na agropecuária com café, soja e algodão; na pecuária com exportação de carnes; e no setor de minerais com o minério de ferro (cujo preço se manteve em alta junto com o volume exportado) e o petróleo (com a China como maior consumidor e o aumento de produção do pré-sal). A soja, o petróleo e o minério de ferro devem liderar o ranking de exportações em 2021, e manter a previsão de superávit da balança comercial.

Acompanhar as tendências de mercado é um dos objetivos da Call Export, há 30 anos no mercado, oferecemos soluções para quem quer exportar e importar qualquer tipo de mercadoria. Converse conosco.

Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.