Call Export fala sobre a perda de participação da petrobrás no mercado brasileiro. Imagem: NOAA no Unsplash.

Petrobrás perde participação para empresas estrangeiras

Um estudo recente da produção de petróleo brasileira mostrou uma queda na participação da Petrobrás na produção ativa de petróleo em território nacional. A contrapartida é que a participação de empresas estrangeiras já responde por mais de ¼ da produção (27%).

No entanto, a maior parte da produção total ainda é da Petrobrás, que justifica essa retração devido a queda de investimentos em áreas que não são pré-sal, e mesmo devido a impactos financeiros na empresa desde o início das operações da Lava Jato em 2014, no total, os gestores reduziram os investimentos de US$ 236 Bi para US$ 55 bi em 2021.

Enquanto a produção retraiu 11% nos últimos anos, a presença estrangeira cresceu e a maior delas é a da Shell, que agora possui 12% da produção de óleo e gás em território brasileiro. No entanto, vale ressaltar que mesmo a produção das empresas estrangeiras favorece empregos no mercado nacional e fornece royalties aos estados e a própria Petrobrás, que é parceira de todas as empresas estrangeiras produzindo petróleo.

Esse avanço é natural e a participação estrangeira permite que a produção continue estável, segundo a ANP a reserva “provada” (que depende de análise geológica estimativa comercial) atual é de 11,89 bilhões de barris.

(Fonte: Estadão)

Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.