Call Export fala sobre as principais CFOPs para exportação. Imagem: Parsoa Khorsand no Unsplash.

Os principais códigos CFOP para Exportação

Nas operações de exportação, é muito comum a empresa ter dúvidas com relação ao CFOP, que significa Código Fiscal de Operações e Prestações, para entradas e saídas de mercadoria em todos os âmbitos municipais e interestaduais. É um numeral de 4 dígitos na Nota Fiscal que relaciona para a receita federal o tipo de operação sofrida pelo produto constante naquela transação.

Como toda operação de exportação gera uma DU-E (Declaração Única de Exportação), é necessário que a empresa fique atenta ao código inserido. Nas operações de exportação, normalmente o código informado começa pelo dígito (grupo) 7000. Seguem aqui alguns exemplos mais comuns:

  • 7101 – Venda de produção do estabelecimento.
  • 7102 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
  • 7127 – Venda de produção do estabelecimento sob o regime de Drawback.
  • 7501 – Exportação de mercadoria recebida com fim específico de exportação.
  • 7504 – Exportação de mercadoria que foi objeto de formação de lote de exportação.
  • 7930 – Lançamento efetuado a título de devolução de bem, cuja entrada tenha ocorrido sob o amparo de regime especial aduaneiro de admissão temporária.
  • 7949 – Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado.

O governo disponibiliza em seu portal de Comércio Exterior uma lista completa com todos os códigos e sua aplicação. E se você ainda possui dúvidas na intepretação destes códigos, fale com a equipe da Call Export através do nosso whatsapp ou formulário abaixo, podemos lhe ajudar.

Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.