Call Export explica o embargo da China para a carne bovina

Novo capítulo da Carne Bovina e o embargo da China

O embargo da China sobre a carne bovina brasileira tem um novo capítulo, um ocorrido semana passada pode indicar que a situação está mais perto do fim, e sinaliza uma boa notícia para produtores, exportadores e investidores brasileiros. No dia 27 de Outubro autoridades do porto de Xangai liberaram um lote de carne bovina brasileira armazenado desde 15 de outubro. No entanto, esse lote foi certificado dias antes do embargo à carne bovina brasileira.

Outras cargas que já estavam em trânsito para o mercado chinês também não foram afetadas pela suspensão, inclusive matéria prima ingressada até 4 de setembro também recebeu autorização para ser processada, congelada e estocada – só que ainda não atingiram seu destino final. Outros lotes avaliados em 300 mil toneladas também parecem estar perto de receberem autorização.

A sinalização desse “clearance” de um carregamento originado em Tocantins é um sinal de que o embargo – que já dura mais de 45 dias – deve terminar em breve. Inicialmente o embargo, causado pela descoberta de dois casos “atípicos” da doença da vaca louca em Minas Gerais (MG) e Mato Grosso (MT), duraria apenas 15 dias.

Enquanto o embargo permanece, a China liberou seus estoques de carne vermelha e carne suína para o mercado interno, em uma estratégia para manter o abastecimento. No entanto exportadores brasileiros, no momento da queda da restrição, devem esperar uma queda na rentabilidade, já que o mercado chinês estará com os preços em queda.

Para informações e ações inteligentes de exportação/importação fale com a equipe da Call Export. Temos 30 anos de experiência no Comércio Exterior.

Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.