Call Export comenta sobre a Alfândega de Curitiba. Imagem: Vitor Mendes Stafusa on Unsplash.

Importação: Alfândega de Curitiba

Para as operações de importação de produtos, seja por pessoas que fazem compras na internet ou por empresas, uma parada obrigatória ao chegar ao Brasil é na alfândega, e muitas vezes isso ocorre na unidade de Curitiba-PR. Esse é um importante passo no ingresso de mercadorias de todos os tipos no país e existem diversos procedimentos que você precisa conhecer: a documentação exigida na alfândega, pagamento de tributos e taxas, isenções.

Documentação exigida

Ao importar, a alfândega brasileira normalmente exige documentos como a fatura comercial emitida pelo exportador, a declaração de conteúdo do pacote importado, comprovante de pagamento da mercadoria. Vale ressaltar que para grandes operações de importação, feitas por empresas, o melhor é falar diretamente com nossa equipe.

Pagamento de Tributos e Taxas

A alfândega brasileira faz uma análise criteriosa de todos os produtos que ingressam no país. Dessa forma, ela pode taxar mercadorias com um imposto único de importação de até 60%. Nos casos de compras pessoais, produtos podem ser encaminhados via correio para a unidade mais próxima da residência do comprador, que deve retirar a mercadoria mediante pagamento das taxas calculadas pela Receita Federal. No entanto, a dica para empresas aqui é a mesma, dependendo do tamanho da operação fale com a equipe da Call Export.

Isenções

No âmbito de compras pessoas, existem isenções para compras com valor menor que US$ 100 de acordo com a legislação vigente. Para importações feitas por empresas existem isenções a serem discutidas para cada modalidade ou produto. Não é uma regra específica para a alfândega de Curitiba, mas sim de todos os pontos de entrada de produtos no Brasil.

Contato da Alfândega de Curitiba.

Veja no site do Governo Federal as informações completas de contato para a Alfândega de Curitiba clicando aqui.

Essas notícias também são do seu interesse…

Call Export explica a consumidores e empresários o que acontece se não pagar a taxa de importação.
Call Export comenta a situação da capacidade portuária nacional.

Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.