Call Export fala sobre a previsão do fim da escassez e da alta do preço do petróleo. Imagem: Gustavo Fring no Pexels.

Fim da preocupação com escassez e preço do petróleo?

A flutuação do preço do barril de petróleo atingiu patamares preocupantes no primeiro trimestre de 2022. Além de uma economia global que luta para sair da inércia causada pelos dois anos de pandemia, diversas incertezas e acontecimentos – como a guerra entre Rússia e Ucrânia – elevaram preços do barril a patamares vistos só em 2008 – o preço do barril no início de 2022 chegou em US$ 139,00.

Desde 2012 estudos mostram que aumento no preço do petróleo tem um impacto negativo nas economias globais. Um desequilíbrio na oferta da matéria prima, por definição, leva a uma deterioração maior de orçamentos de tesouro e a problemas referentes a economia e investimento (impacto direto na projeção de PIB do país no longo prazo).

No entanto, a primeira semana de Abril trouxe notícias animadoras para as atividades de importação e exportação: o governo dos Estados Unidos anunciou, em uma estratégia para conter o preço global do barril, a liberação de 1 milhão de barris por dia, por 6 meses, de sua reserva estratégica. Além disso, a OPEP também anunciou que a partir de maio ofertará 432.000 barris diários a mais.

Com essas medidas, o preço do Barril de Petróleo na primeira semana de Abril já retornou para US$ 104,00. Além disso, o excesso de oferta no mercado terá impacto direto sobre a redução do preço, e assim esperamos melhorias nas negociações e nas cadeias de suprimento de todo o globo para o restante de 2022.

Para formas estratégicas de importar e exportar, adaptadas as situações do momento em que vivemos, conte com a equipe da Call Export.

Essas notícias também são do seu interesse…

Call Export explica o impacto do aumento do ICMS nas operações de comércio exterior.
Call Export fala sobre imposto de importação.

Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.