Call Export fala sobre a modalidade de pagamento Cobrança Documentária. Imagem: Jason Dent no Unsplash.

Exportação: A cobrança documentária

Dependendo dos volumes de produtos e valores negociados em uma exportação, diversas modalidades de pagamento podem se aplicar. Cada uma delas apresenta vantagens e cuidados. Falamos neste artigo de uma delas: a Cobrança Documentária.

No relacionamento entre exportadores de um país e seus clientes importadores de outro, a confiança é um dos fatores mais importante – pois receber os valores dos produtos comercializados é a principal preocupação de qualquer empresa exportadora.

Modalidade de Pagamento: Cobrança Documentária

A Cobrança Documentária é a operação na exportação envolvendo manuseio, conferência, remessa e entrega de documentos de exportação. Os bancos ajudam o exportador pois trabalham como intermediadores destes documentos e nas cobranças de faturas à vista ou a prazo.

As instituições bancárias nas duas pontas têm o papel importante de receber as moedas estrangeiras e operações de câmbio devem ser realizadas por instituições bancárias autorizadas pelo Banco Central de seus países.

O processo começa quando o exportador providencia o embarque de sua carga e são emitidos a fatura comercial, certificado de origem, Packing list e outros documentos. Estes documentos passam então pela instituição bancária do exportador, que confere e remete ao banco do importador.

Modalidade a vista: o importador é convocado pelo seu banco a pagar a fatura comercial, dessa forma ele fica com a documentação original e seu banco remete o dinheiro ao exportador.

Modalidade a prazo: o importador é informado do recebimento de documentações e que deve reconhecer a dívida na assinatura de um saque, liberando assim os procedimentos aduaneiros no país de destino.

Risco, Vantagem e Disputas

Apesar dos bancos atuarem como intermediadores ou cobradores, ainda assim existe risco pois não possuem responsabilidade pelo recebimento dos valores da transação, a Cobrança Documentária é uma modalidade que depende exclusivamente do grau de confiança entre o exportador e o importador. Disputas devem ser realizadas por ações judiciais montadas no país do importador em caso da ausência de pagamentos.

A vantagem da modalidade é que permite usar grandes bancos que possuem boa infraestrutura nos dois países e permite um acompanhamento constante da operação, bem como de cobranças a outra parte.

Além dessa modalidade, outras podem ser usadas dependendo do tipo de relação entre exportador/importador. Converse com a equipe da CallExport para maiores esclarecimentos.

Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.