Call Export explica o protecionismo. Imagem: Nick Fewings on Unsplash.

Entenda o Protecionismo

Protecionismo é a política econômica usada por um país para proteger seu mercado interno de concorrentes externos. Sua principal característica é dificultar a entrada de produtos e serviços estrangeiros, de forma a proteger o parque nacional de empresas.

Uma das formas comuns de protecionismo é o aumento de taxas de importação, criação de barreiras alfandegárias de cunho sanitário e subsídios a indústria e agricultura nacional. Pode ser classificado como comercial, quando estabelece cotas para determinados produtos; ou alfandegário, quando há uma elevação das taxas de importação para determinado produto. Mas há pontos positivos e negativos nesse tipo de estratégia que precisam ser mencionados.

Pontos positivos do Protecionismo

Geralmente seu objetivo acaba por visar o lucro do mercado interno de um país, proteger a economia e favorecer melhores condições de vida, trabalho, oferta de emprego e desenvolvimento de tecnologias locais.

Pontos negativos do Protecionismo

Visto no cenário internacional de globalização como uma prática “desleal”, prejudica a imagem de bom negociador do país, o que faz com que alguns países adotem medidas recíprocas de protecionismo, prejudicando o fornecimento de materiais essenciais para o país que exerce medidas de protecionismo.

Organização Mundial do Comércio

De acordo com dados da OMC, o Brasil está entre os 10 países/regiões que mais aplicam legislação protecionistas. O ranking dos mais protecionistas pode ser visto abaixo:

  1. União Europeia.
  2. Índia.
  3. Rússia.
  4. Argentina.
  5. Estados Unidos.
  6. Brasil.
  7. Bielo-Rússia.
  8. Alemanha.
  9. Reino Unido.
  10. Itália.

Existem maneiras de exportar e importar produtos e serviços mesmo com medidas protetivas. Precisa ser feito um planejamento, acompanhamento e estudo das melhores vantagens em cada caso. Para saber mais, converse com a equipe da Call Export.

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