Call Export comenta os documentos necessários para que as operações de IMPORTAÇÃO aconteçam

Documentos necessários para que as operações de IMPORTAÇÃO aconteçam…

Conhecer todos os documentos necessários para as operações de importação é importante para que seu produto – e seu negócio – esteja alinhado com questões legais e possa conduzir toda a operação de forma eficiente. No início da semana vimos os documentos necessários para a exportação (artigo anterior), e hoje nossa equipe faz uma lista geral dos necessários para operações de IMPORTAÇÃO, veja:

  • Fatura Comercial (Commercial Invoice): Similar à fatura de exportação, este documento lista os detalhes da compra, incluindo os nomes e endereços do importador e exportador, descrição das mercadorias, quantidade, valor unitário e total, termos de pagamento, entre outros.
  • Lista de Embalagem (Packing List): Descreve detalhadamente a embalagem das mercadorias e as informações relacionadas à carga.
  • Conhecimento de Embarque (Bill of Lading – B/L) ou Conhecimento Aéreo (Air Waybill – AWB): O B/L ou AWB é usado para provar a propriedade das mercadorias durante o transporte.
  • Certificado de Origem: Pode ser necessário para determinar as tarifas de importação preferenciais, como as previstas em acordos de livre comércio.
  • Licenças e Autorizações: Alguns produtos, como produtos químicos, armas e produtos agrícolas, podem exigir licenças ou autorizações específicas para importação.
  • Certificados Sanitários e Fitossanitários: Para produtos de origem animal ou vegetal, é necessário apresentar certificados de inspeção e segurança sanitária.
  • Registros de Importação e Declaração de Importação: Muitos países exigem que os importadores registrem suas operações de importação e apresentem uma Declaração de Importação para as autoridades aduaneiras.
  • Pagamentos e Documentos de Pagamento: Documentos de pagamento, como cartas de crédito, faturas proformas e instruções de pagamento, podem ser necessários dependendo dos termos de pagamento acordados.

É fundamental consultar as autoridades aduaneiras do país importador e contar com o apoio de um despachante aduaneiro ou especialista em comércio internacional, como a Call Export, para garantir que todos os documentos necessários sejam fornecidos e que todas as obrigações sejam cumpridas. Esclareça sua dúvida com a gente!

Essas notícias também são do seu interesse…

Call Export explica a consumidores e empresários o que acontece se não pagar a taxa de importação.
Call Export comenta a situação da capacidade portuária nacional.
Call Export dá um checklist de 10 passos para escolher o melhor modal de transporte.

Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.