Call Export discorre sobre o tema de Agricultura de Exportação. Foto por Dan Meyers no Unsplash.

Agricultura de Exportação

O Brasil é cada vez mais reconhecido como o país que vai assegurar a produção de alimentos do mundo. Com dados da Foodchain e do EMBRAPA, é esperado que o mundo atinja 9 bilhões de pessoas por volta de 2050 e um dos poucos países no mundo que possui capacidade de expansão territorial agrícola é o Brasil.

De acordo com últimos dados de satélites da NASA, o Brasil tem apenas 8% de seu território dedicado para a agricultura. Outros países de economia em estágio similar como a Índia já utilizam 60% de seu território. Colocando em pauta empreendedorismo, recursos naturais como a água e questões ambientais, o Brasil ainda pode expandir sua capacidade agrícola em 35% de áreas agriculturáveis disponíveis.

Desafios para os próximos anos

A agroecologia e o desenvolvimento sustentável são os maiores desafios. Para que o Brasil garanta a posição de celeiro do mundo de forma responsável, as empresas devem investir em segurança de alimentos, que é o controle total da entrada de agentes que ofereçam perigo ao consumidor, quer seja sobre a saúde ou sobre sua integridade física. A Segurança de Alimentos garante qualidade em todas as etapas da produção – do campo a mesa.

Quais os principais produtos que exportamos?

De acordo com o AGROSTAT – Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro, dados disponíveis de Janeiro de 2021 mostram que nosso maior comprador é a União Europeia, com quase 16,94% do volume de US$ 6 trilhões exportados. Desse volume, a maior exportação ainda se dá em Carnes, Produtos Florestais Diversos, Produtos Sucroalcoleiros, Cereais e Farinhas e Café.

Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.