Call Export comenta as diferenças entre a atividade de importação e exportação. Imagem: Susan Q Yin on Unsplash.

A diferença entre importação e exportação

Dois dos termos mais comuns para quem opera no comércio exterior, a importação e a exportação são distintas e duas importantes atividades para a economia do país, e para a forma com que a sua empresa é vista pelo mercado, pelos bancos e pelo governo. Existem diferenças básicas entre as duas atividades no comércio e exterior, e tentaremos fazer um resumo no artigo de hoje, veja abaixo:

A Importação

A importação é o ato de comprar produtos, mercadorias, bens, serviços ou matéria prima de uma empresa em outro país. Existem as mais diversas necessidades para importar: ausência daquele bem no país, ausência de mão de obra qualificada para produzir tal bem localmente, vantagens de acordos comerciais e câmbio que tornam o valor de tal bem fora do país mais competitivo.

O processo de importação, no Brasil, é representado pelo Portal Único do Siscomex e os seguintes documentos: a DUIMP (Declaração Única de Importação), o documento LPCO (Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos). Tal processo está em contínua melhoria e desburocratização desde 2018, para facilitar a vida das empresas.

A Exportação

É a atividade contrária à importação: é o ato de vender produtos, mercadorias, bens, matéria prima para empresas eu outros países. A exportação muitas vezes é uma excelente estratégia para conquistar novas vendas, novos mercados e oportunidades de negócio. Vale mencionar que há empresas que exportam excedentes de produção ou que visam a oportunidade de atender uma maior demanda por seu produto fora do seu país de origem.

O processo de importação é feito por dentro do Portal Único do Siscomex e é atendido por documentos como a DU-E (Declaração Única de Exportação), que unifica todas as informações importantes em apenas um documento.

Conclusão

A execução correta de ambas as operações ocorre através de diversas etapas que podem tirar o foco do seu negócio. Por isso, prefira uma parceria com empresas especialistas em ambos os processos, isso evita multas, imprevistos e custos excessivos. Converse com a equipe da Call Export para saber mais.

Essas notícias também são do seu interesse…

Call Export explica a consumidores e empresários o que acontece se não pagar a taxa de importação.
Call Export comenta a situação da capacidade portuária nacional.

Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.