Call Export comenta sobre a necessidade de modernização do Mercosul. Isabela Kronemberger no Unsplash.

O Brasil quer modernização do Mercosul

No final de abril, o Brasil se reuniu com outros países do Bloco Mercosul para definir uma modernização nas regras e procedimentos. Um dos motivos da reunião, é que o Brasil pretende uma redução da tarifa externa comum (TEC) e a possibilidade de negociar outros acordos comerciais sem a dependência do Mercosul. A TEC é uma alíquota de imposto de importação adotada por todos os países do Mercosul, que varia de produto para produto classificado pela NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul)

De acordo com o secretário especial de Comércio Exterior Roberto Fendt, conforme entrevista ao Estado de Minas, o Brasil precisa sair do imobilismo e não pretende perder negócios por causa da falta de flexibilidade atual do Mercosul.  Além do Brasil, o Uruguai também busca alternativas para melhorar seu comércio exterior e defende posições semelhantes à do Brasil.

A proposta brasileira, de acordo com Fendt é a redução de 20% da TEC no acumulado até Dezembro de 2021 – incidindo sobre todos os itens. O único país a rejeitar uma TEC para todos os produtos foi a Argentina. É importante ainda ressaltar que o Brasil não pretende sair do Bloco Mercosul e sim quer sua modernização, pois entende que dessa forma os países latinos têm “massa crítica” para negociar no mercado internacional.

(com informações também do Estado de S. Paulo).

Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.