A economia Brasileira no primeiro trimestre de 2021. Foto: Paul Teysen no Unsplash.

A economia Brasileira no primeiro trimestre de 2021

De acordo com os dados do IBGE liberados agora no final de abril, o índice IBC-Br atingiu 143,24 pontos e é a primeira vez que supera o valor medido em fevereiro de 2020, onde obteve 140,02 pontos. Ou seja, é a primeira vez que o índice – que é importante na previsão do PIB – mostra que a economia está no mesmo ritmo de crescimento registrado antes da pandemia.  No entanto, ainda há um longo caminho.

Para entender

O IBC-Br é um indicador que usa uma base de dados similar à usada para medir o índice oficial do PIB, que mede as riquezas produzidas no Brasil. E serve para comparar e dar previsões de crescimento da economia.

Por que há um longo caminho?

Apesar do registro positivo, ainda há uma queda registrada de 4,02% no período de 12 meses acumulado. Isso se deve as restrições dos dois primeiros meses de pandemia, onde a queda na produção industrial e nos serviços reduziu -3,5% e -4,5% respectivamente.

Boa previsão para Exportações

Apesar da diferença entre dados pontuais positivos e os acumulados negativos, de acordo com o Ministério da Economia a previsão para as exportações em 2021 é de um crescimento de 27%. Isso se deve ao excelente balanço comercial registrado no primeiro trimestre, alavancado pela exploração de petróleo, e a alta das commodities (principalmente a soja). A OMC também estima que o comércio internacional vai crescer 8% ainda este ano, puxado pelo avanço da vacinação em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Estar preparado para os momentos bons do mercado internacional pelos próximos 9 meses será um diferencial, e o uso de parceiros comerciais como a CallExport podem fazer todo seu processo de importação/exportação muito tranquilo. Nos diga como podemos ajudar.

Precisa de mais informações? A equipe da Call Export é especializada e está a postos para lhe ajudar. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.